domingo, 20 de maio de 2007

AIDS X JUVENTUDE

O vírus da Aids já contaminou 40 milhões de pessoas no mundo, principalmente na África. O número de jovens infectados cresce a cada dia. Especialistas concluíram que a cada minuto quatro jovens contraem o vírus. A faixa de novos casos está na população entre 15 e 24 anos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 56% dos jovens não usam preservativos nas relações sexuais, aumentando assim as chances de contrair a doença. O uso do preservativo é defendido por estudiosos como o melhor método de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis.
O uso abusivo de bebidas alcoólicas é cada faz mais freqüente entre a juventude e é apontado como um dos principais motivos que induzem a juventude a deixar de lado o uso da camisinha. Segundo o IBGE, 44% dos jovens utilizam o álcool antes do sexo. Durante quatro anos uma pesquisa foi realizada pela Universidade Federal de São Paulo com 1.056 pacientes. Ela mostra que 70% dos homens que não usaram camisinha fizeram uso de álcool, quase 38% dos infectados relatam nunca ter usado drogas injetáveis e nem recebido transfusão de sangue. De acordo com o Ministério da Saúde, 15% dos casos de Aids ocorrem em jovens até 24 anos, sendo que 64% da transmissão do vírus HIV ocorre por contato sexual.

Clique na foto para visualizar melhor a tabela acerca da AIDS no Brasil

O oncologista Dráuzio Varella defende o uso da camisinha como principal forma de evitar a Aids e critica as posições conservadoras da Igreja Católica contra o uso de preservativos. Para o médico, o aspecto mais delicado da questão é deixar que a opinião de um grupo de religiosos influencie as políticas de saúde pública: “Levar a sério a opinião dos religiosos a respeito da melhor estratégia para combater a Aids é tão ridículo quanto contratar epidemiologistas para rezar a missa e ouvir confissão”, ironiza.

Nenhum comentário: