terça-feira, 27 de março de 2007

Jovens rappers são voluntários no projeto Ginga Brasil

Moradores da Cidade de Deus, Michel Fernandes e Robson Mendonça, mais conhecidos por Don e Mingau, são parceiros de música e voluntários no projeto Ginga Brasil. A proposta é oferecer gratuitamente as crianças da comunidade atividades como: atletismo, futebol, judô e jiu jitsu. O trabalho para tirar os menores da rua começou em 1985 e enfrenta muitas dificuldades. A parceria com o governo do estado que era renovada de três em três meses, desde agosto de 2006 não recebe nenhuma ajuda. Mesmo diante dessas dificuldades, o Ginga Brasil não fechou as portas e tem recebido cada vez mais parceiros e voluntários, como é o caso da dupla de rappers.

O jovem músico Don afirma que o atletismo o salvou e que o esporte foi um diferencial em sua vida. Para ele o esporte tem o poder de transformar a juventude, por isso compôs junto com o parceiro Mingau a música “Cidade do Pan”. Infelizmente Don teve que interromper seu sonho de se tornar um esportista, parou os treinos para ajudar a família devido a separação de seus pais. Este foi um dos motivos que o levou a querer ajudar as crianças de onde mora com seu trabalho voluntário: “O esporte me ajudou, eu quero colaborar com as crianças da Cidade de Deus”. Assim como Don, Mingau foi atleta, mas também teve que desistir deste sonho. Hoje sua função no projeto é dar aulas de judô.
Para o coordenador do Ginga Brasil, Gilmar Sobreira, a contribuição destes jovens tem sido de suma importância, pois eles possuem o dom da música e através dos exercícios e técnicas de composição estimulam os alunos a estudarem: “Além disso, eles estão sempre apitando jogos e dão materiais quando precisamos”. A maior recompensa para o coordenador é formar cidadãos e saber que estas crianças da comunidade estão fora da área de risco.

Nenhum comentário: