terça-feira, 27 de março de 2007

Setor alimentício é o que mais emprega jovens no Rio

Uma pesquisa do sindicato de hotéis, bares e restaurantes revelou que o setor alimentício emprega mais jovens no Rio de Janeiro do que em outras capitais do Brasil. Esse setor tem sido um dos principais acessos ao mercado de trabalho para quem não tem experiência profissional e está em busca do primeiro emprego.
O setor oferece quase 80 mil postos de trabalhos e 20% dessas vagas são preenchidas por pessoas que não tinham experiência profissional. Ele também é responsável por 4% da mão de obra com carteira assinada no Rio. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o número de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos é o mais alto no Rio de Janeiro.
O Viva Rio possui um projeto que tem capacitado e inserido os jovens no mercado de trabalho que estão em busca do primeiro emprego. A ONG oferece três cursos no período de um ano e três meses, que formam assistentes administrativos, técnicos em montagem e manutenção de computadores e manutenção de rede. No ano passado participaram 100 jovens, destes 60 estão empregados com carteira assinada e fazendo carreira nas empresas. Esse ano o projeto está trabalhando com 120 jovens e a meta é empregar 60%.

Nenhum comentário: