sexta-feira, 16 de março de 2007

Samba pede fim da bala perdida no Rio

Com um ritmo bem carioca, o samba inspirado na adolescente de 14 anos, Gabriela Prado, morta em 2003 vítima de bala perdida, pede um basta a esse tipo de violência. Composta por Claudinho Guimarães a música “Bala Perdida” foi gravada na voz do sambista Leandro Sapucahy que conta com a participação especial de Zeca Pagodinho.
A música é um alerta ao que está acontecendo diariamente, pedindo o fim da “tal bala perdida que tem causado tanta dor e mudado destinos”. Assim como tantos outros tipos de manifestações e pensamentos, a canção também parte da educação para que crimes iguais a este não sejam cometidos novamente. Em apenas uma semana do mês de março três pessoas morreram vítimas de bala perdida no Rio de Janeiro: uma menina de 2 anos na Vila Vintém (Realengo), uma adolescente de 13 anos atingida durante confronto de PMs e bandidos e um rapaz de 25 anos atingido também durante esses confrontos no Morro dos Macacos, em Vila Isabel.
Depois da morte da menina Gabriela seus pais fundaram a ONG Gabriela Sou da Paz para fazer justiça pela morte da filha. A ONG fez uma campanha contra a impunidade a fim de recolher 1,3 milhões de assinaturas pedindo a alteração de cem itens do Código Penal. No dia 8 de março, a lista foi entregue em Brasília. O projeto de mudanças de leis segue em processo e será debatido e votado. Segundo o site da ONG, a proposta não é de aumentar as penas, mas sim garantir que elas sejam cumpridas com rigor já que a legislação deixa brechas, oferecendo um jeito para que não se pague devidamente pelo crime cometido.

Nenhum comentário: