sexta-feira, 30 de março de 2007

Circo Baixada homenageia vítimas da chacina

Circo Baixada em Queimados, homenageou as vítimas da chacina da Baixada Fluminense que completou dois anos. O massacre deixou 27 mortos e, pelo menos, nove destas pessoas tinham idades entre 13 e 17 anos. A platéia contou com a presença de parentes e amigos das vítimas e também dos representantes de movimentos como o Reage Baixada.
A entidade é uma escola de ensino as artes circenses e foi criado em 2002 para dar oportunidades para crianças e adolescentes que vivem em comunidades pobres. O projeto visa atrair esses menores tirando-os da rua e evitando que estes abandonem suas casas. “A gente está construindo novas perspectivas de vida junto com esses jovens”, ressaltou José Cândido, coordenador do Circo Baixada. A meta do circo é atender 2000 crianças e adolescente da comunidade.
O projeto é fruto de parceria de três ONGs: a suíça Fondation Terre des Hommes e as brasileiras Se Essa Rua Fosse Minha e Associação Brasileira Terra dos Homens, com a prefeitura de Queimados. O bairro foi escolhido por ser um dos mais pobres do estado do Rio e pela falta de atividades de lazer e cultura. Dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Rio revelam que mais da metade da população da baixada vive com rendimento de até um salário mínimo, onde 23% das famílias vivem em condições de indigência.

Um comentário:

Anônimo disse...

quanto ao trabalho voltado para crianças que esta organização oferece, compreende-se que ainda necessita de ajustes em varios aspectos que envolve a responsabilidade social, assim como na estrutura profissional dos atores envolvidos numa esfera que busca auxiliar os menores.